Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
 Artigos 
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
Por: Mattheus Augusto Rosa Ribeiro (Aspirante Filho da Sagrada Família),     15/04/2019 |  12:51:16
Sacerdote para sempre

Louvada seja a Sagrada Família! Jesus Maria e José!

 

Nos dias 21 a 24 de Março de 2019, nós da Congregação dos Filhos da Sagrada Família, Jesus, Maria e José iniciamos os trabalhos de preparação para a Ordenação Sacerdotal do Diácono Júlio Célio do Nascimento Rodrigues, sf, na cidade de Taiobeiras – MG. O Diácono Júlio foi ordenado pela imposição das mãos do Arcebispo de Montes Claros – MG, Dom João Justino de Medeiros Silva. Foi um tempo favorável de graça e bênçãos para a nossa Congregação, mesmo com a distância percorrida para se chegar até lá, de Curitiba até Taiobeiras, Deus nos acompanhou sempre com sua Providência, seu amor e sua proteção.

Em nosso livro “Costumes e Práticas Espirituais”, no capítulo I “A santificação da jornada”, todos como filhos da Sagrada Família somos chamados a despertar do sono da noite. A cada manhã é uma nova ressurreição, um despojar-se da vida anterior, do homem velho e renovar o coração e revestir do homem novo, edificando nossa vida em Deus, na justiça e santidade da verdade, pois nossa vida está escondida nele: “Despertai vós que dormes e ressuscitais dos mortos e Cristo os iluminará” (Ef 4,22-24.5,14). Como Jesus aclama: “Eis que eu vim para fazer a tua vontade” (Hb 10,9).

Esta é a primeira ordenação sacerdotal que eu participo como aspirante  Filho da Sagrada Família, e servindo a Deus, pude ver o despojamento do Padre Júlio, de sua entrega total a Deus aceitando uma vida nova em Cristo, assim como Jesus diz: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6). Padre Júlio agora como sacerdote da verdade, tem a responsabilidade de levar Jesus Cristo aos povos, ou seja, ele como profeta das nações tem a missão de levar o Evangelho de Nazaré àqueles que não o conhecem, pois assim como Cristo disse aos apóstolos: “Eu vos envio como ovelhas em meio a lobos. Sede, pois prudentes como as serpentes, mas simples como as pombas” (Mt 10,16) e o neo-sacerdote tem a missão de proclamar a palavra de Deus em meio aos lobos, em meio aos ataques do mundo.

Assim como diz em nossas Constituições nº40, “Nazaré é a escola de virtudes”, isto é, o lugar onde nós aprendemos a ser verdadeiros filhos do carpinteiro. Foi em Nazaré que Deus começou a falar aos homens por meio de seu Filho, ensinando-lhes toda a verdade que permite aos humildes conhecerem a bondade, a generosidade e a perfeição de Deus. E para sermos verdadeiros com o nosso chamado é preciso deixar-se forjar, pois nunca estamos preparados para anunciar, e por isso precisamos aprender com a Sagrada Família a ser verdadeiros modelos de propagadores do Evangelho.

Esta ordenação além de adquirir mais um servo para a vinha, foi um tempo de pescar, onde somos todos convidados a seguir Jesus mais de perto e caminhar com ele, assim como ele disse à Simão Pedro e seu irmão André quando pescavam no mar da Galileia: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens” (Mt 4,19), foi uma oportunidade a mais para pescar homens para vinha do senhor, para anunciar ao mundo nossa família religiosa e fazer família para as famílias assim como o nosso fundador Padre Manyanet queria, que o nosso Nazaré fosse propagado e anunciado aos povos.

  Artigos 
© 2016 - Direitos reservados