Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
 Artigos 
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
Por: Aspirante Jhonatas Franco Cândido,     18/08/2021 |  09:59:31
Os desafios no estudo da filosofia

O estudo filosófico se apresenta cada vez mais necessário em nossa sociedade. Por se tratar de uma matéria a qual aborda distintos pontos, traz consigo certos desafios, os quais necessitam de reflexões apuradas e uma visão que detenha raízes na fé. Mediante as dificuldades presentes na atualidade e recordando que vivemos em um tempo de tecnologias extremamente avançadas, informações chegam e são enviadas sem antes verificarmos sua fonte, causando muitas vezes discórdias entre famílias, cidades, países e governantes. A realidade nas mudanças do tempo presente, se apresentam de maneira silenciosa, onde suas investidas ficam mais claras na desvalorização dos bons costumes, ideologias que são empurradas aos estudantes e a desconstrução de virtudes, sejam elas éticas ou morais de cada indivíduo.

Diante deste cenário, a filosofia norteia de maneira esplêndida nosso entendimento e de maneira laboriosa ordena nosso posicionamento frente as problemáticas que o mundo nos submerge. Para nós como seminaristas, devido ao estudo da filosofia estar presente em nossa formação acadêmica e esta ser o ponto de partida de nossa caminhada intelectual, vemos a necessidade da edificação de nossos pensamentos, principalmente interligando-os com nossa fé.

Em meio a toda essa realidade, é notável que em todo esse processo estudantil, surgem diversos desafios, sendo um dos principais, abordado dentro da Igreja, o debate entre a fé e a razão. Deste modo, precisamos cada vez mais entendermos a necessidade da filosofia para a solidificação da nossa fé, pois dentro de tais estudos, vemos diversos autores filósofos que por meio de seus escritos extremamente racionais, excluíram a Deus e a fé, subjugando uma sociedade pautada sobre a religião como retrograda. Parte de nós membros da Santa Igreja, buscarmos a verdade apresentada por Cristo, pois em meio há diversas distorções, devemos ser valentes, a fim de sustentados pelos pilares da Igreja (Tradição; Sagrada Escritura; Magistério), combatermos tais pensamentos errôneos e trazer luz sob questões que persistem em camuflar a verdade.

Portanto, os desafios presentes no estudo da filosofia são muitos, porém, estes se fazem necessários para o nosso amadurecimento e crescimento, pois, devido a estes desafios, podemos desenvolver nosso lado acadêmico e dar passos expansivos em nossa formação, visando um melhor desempenho em nossa missão de servir.

  Artigos 
© 2016 - Direitos reservados