Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
 Artigos 
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
Por: Aspirante Gabriel Lima de Paula,     19/11/2021 |  15:28:57
O combate do Cristão é inseparável do combate da oração

Ocorreu no dia 30 do mês de outubro, nas instalações do seminário Padre Manyanet de Curitiba o nosso retiro mensal , tendo como tema O combate do Cristão é inseparável do combate da oração baseado no capítulo 6 de Efésios; foi abordado pelo diretor da faculdade São Basílio Magno o Irmão Irineu Letensk OSBM dividido em dois momentos.

Desde o início do retiro, fomos convidados a interiorizar- nos com o objetivo de sermos iluminados pelo Espírito Santo, para assim, podermos ser revestidos da armadura do cristão, de modo que pensar sobre o porquê de se estar retirado, já é uma forma de se interiorizar. Foi bem lembrado pelo Ir. Irineu Letensk sobre a necessidade de uma sensibilização da nossa parte, em compreender que não estamos sozinhos no combate espiritual pois a todo instante somos auxiliados por Cristo, pelo Espírito Santo, pelas Escrituras e pela vida comunitária. Cristo é o centro de nossa vida comunitária, o Espírito é quem a vivifica e a nossa principal regra é o Evangelho.

No segundo momento foi-nos abordado sobre o combate espiritual na oração e no cuidado de si, reafirmando assim o nosso chamado a procurar a glória de Deus em todos os momentos. A oração é o que fortifica a alma preparando-a para o combate, expulsando do seu coração as paixões que o arrastam para a intemperança e preserva nós exercícios que conduzem às virtudes. Ao tratar do combate espiritual, trouxe-nos de maneira clara que estamos a lutar contra as forças do mal a começar pelas que trazemos dentro de nós. Relembrando as palavras de Jesus: “é do coração que procedem as más intenções” (Mt 15,19). Acerca disso fomos exportados ao cuidado de si pelas palavras de São Basílio: “Cuida de tua alma e conhecerá a tua natureza.” Portanto, a oração rejuvenesce a alma e a torna amadurecida, pois inspiram-na a se aproximar de Deus.

  Artigos 
© 2016 - Direitos reservados