Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
 Notícias 
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
#Congregação  Por: Assessoria de Comunicação,     24/10/2017 |  15:21:41 - Atualizada em:     24/10/2017 |  18:21:08
Declarado venerável o Padre Magín Morera, Filho da Sagrada Família

O Papa Francisco autorizou na segunda-feira, nove de outubro, a promulgação do decreto sobre a heroicidade das virtudes do Servo de Deus Magín Morera, Filho da Sagrada Família. Isto significa que foi declaro venerável, porque foi um religioso e um sacerdote que viveu com constância e alegria as virtudes teologais, cardinais e outas, assim como aquelas características de sua vocação e missão. Este é o segundo dos quatro passos (servo de Deus, venerável, beato e santo) no caminho do reconhecimento da santidade de um fiel.
O servo de Deus Magín Morera nasceu em Castelltallat (Barcelona, Espanha), a 16 de novembro de 1908. Foi o último de doze filhos e ficou órfão de pai aos 17 meses. Sua mãe lhe educou na fé cristã e cultivou nele a vocação religiosa e sacerdotal. Chamado por Deus a ser Filho da Sagrada Família, fez a profissão religiosa em Barcelona no dia 25 de setembro de 1925. Foi ordenado sacerdote em 1º de novembro de 1933.
Superados com coragem e fé viva os perigos da perseguição religiosa na Espanha e da Segunda Guerra Mundial na Itália, nesses dois países, e depois no Brasil, desenvolveu uma admirável atividade na atenção pastoral de várias paróquias, propondo sempre o ideal da Família de Nazaré. Foi superior geral da congregação e um verdadeiro mestre de vida espiritual. Promoveu a construção do templo em honra da Sagrada Família em Roma e trabalhou incansavelmente em favor das famílias e da juventude. Morreu em Barcelona no dia 28 de julho de 1984. Seus restos mortais descansam na Capela dos Mártires pela família na Paróquia São José Manyanet de Barcelona.
O processo sobre Magín Morera foi instruído em Barcelona nos anos 2004 e 2005. Em 2007 a Congregação das Causas dos Santos declarou válido o processo diocesano. No mesmo ano foi apresentando a Postura sobre a vida e as virtudes do Servo de Deus. Em 2016 e 2017 os Consultores teólogos, os Padres Cardinais e os Bispos da Congregação das Causas dos Santos, respectivamente, deram resposta positiva à pergunta sobre o exercício heroico das virtudes por parte do Padre Magín Morera.
O Pe. Magin Morera, enamorado da Sagrada Família de Nazaré e de sua vocação, foi um religioso e sacerdote humilde, pobre e obediente, alegre e caridoso, de grande fé, amor a Deus e esperança cristã que sabia infundir nos demais. Possuía o espírito de uma intensa oração, o dom de conselho, um ardente zelo pela salvação das almas e uma extraordinária caridade com o próximo, especialmente com os necessitados, enfermos e os mais fracos.
Depois de São José Manyanet e os beatos Jaime Puig e 19 companheiros mártires, o Pe. Magín Morera é o primeiro Filho da Sagrada Família a ser declarado venerável.

Fonte: Confer - Conferência Espanhola de Religiosos

  Notícias 
© 2016 - Direitos reservados