Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
 Notícias 
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
#Igreja no Mundo  Por: Assessoria de Comunicação,     10/01/2018 |  14:47:05 - Atualizada em:     10/01/2018 |  14:47:05
Papa ressalta a importância do silêncio na liturgia

Dando continuidade ao ciclo de catequeses sobre a liturgia e a Santa Missa, papa Francisco explicou sobre o hino do Glória e a Oração da Coleta em sua audiência geral desta quarta-feira (10), na Sala Paulo VI que, reuniu cerca de 7 mil pessoas.

O Papa explicou que depois do Ato Penitencial, quando nos despojamos de nossas presunções na esperança de sermos perdoados, expressamos gratidão a Deus cantando o hino do Glória, que assim como os Anjos cantaram no nascimento de Jesus, é um glorioso abraço entre o céu e a terra.

Logo após o “Glória”, temos a oração denominada “do dia” ou “coleta”. Com o convite ‘Oremos’, o sacerdote nos exorta a unirmo-nos a ele em um momento de silêncio para tomarmos consciência de estar diante de Deus e deixar emergir, de nossos corações, as nossas intenções pessoais.

Dando continuidade o Santo Padre afirmou: “A isto serve o breve silêncio antes que o sacerdote, reunindo as preces de cada um,  expressa em voz alta em nome de todos a comum oração que conclui os ritos de introdução com a ‘coleta’ das intenções dos fiéis. Eu recomendo vivamente aos sacerdotes que observem este momento de silêncio e não terem pressa”.

Ainda sobre a oração da coleta, o papa evidenciou o gesto do sacerdote que presidente que, ao rezar com os braços abertos, imitando Cristo com os braços abertos no lenho da Cruz oferece a Deus a obediência final.

Concluindo a catequese, Francisco afirmou que as orações do Rito Romano são breves, mas ricas de significado. Concluindo sua fala, em oração, pediu “Que a liturgia possa se tornar para nós uma verdadeira escola de oração”.

Concluindo o encontro, o papa concedeu a todos sua bênção apostólica.

 

 

Com informações: Vatican News

  Notícias 
© 2016 - Direitos reservados