Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
 Notícias 
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
#Igreja no Mundo  Por: Assessoria de Comunicação,     20/06/2018 |  15:43:14 - Atualizada em:     20/06/2018 |  15:43:14
Mais partilha e fraternidade com os migrantes

Em mensagem para o almoço com os migrantes no refeitório da Caritas de Roma, o Santo Padre exortou: "Desejo encorajar vocês da Caritas, a comunidade de fiéis com o seus pastores, e todas as pessoas de boa vontade a sempre criarem novos espaços de partilha, para que de nossos encontros possa surgir uma renovada fraternidade com os migrantes e os refugiados".

A carta foi dirigida a todos os participantes do evento nesta terça (19/06) na Estação Termini de Roma, sendo organizado no âmbito da campanha de ação global “Share the Journey” – Compartilhe a viagem, em tradução livre – promovida pela Caritas Internacional de 17 a 24 de junho, e lançada pelo próprio Pontífice em 27 de setembro do ano passado, durante uma Audiência geral na Praça São Pedro.

Um momento de festa e partilha com uma centena de migrantes de todas as religiões e nacionalidades que, sentados à mesa, e servidos por voluntários da Caritas, comeram e brindaram com representantes do mundo político, institucional e eclesial, dialogando com eles, contando histórias, às vezes dramáticas e comoventes, que os forçaram a deixar suas terras para escapar da guerra, da fome e da perseguição, dos desastres ambientais causados pelas mudanças climáticas.

Pequenos gestos, pequenas ações de comunhão e compreensão, como segurar uma faixa que invoca hospitalidade, comer um prato de massa, levantar as mãos ao lado dos migrantes, imagem simbólica da campanha "Compartilhar a viagem", para nos lembrar que somos uma só e única família no mundo e que precisamos uns dos outros, mas também para criar uma onda de solidariedade capaz de mover as pedras da indiferença, do preconceito, do medo e, dar finalmente, respostas concretas a quem pede ajuda. "Com esta Mensagem – escreve ainda o Papa no texto lido aos convidados por Mons. Enrico Feroci, diretor da Caritas Roma - desejo encorajá-los a continuar o seu caminho com os migrantes e os refugiados e a compartilhar novamente uma refeição com eles".

Francisco abençoa de coração este especial refeitório e acrescenta: "Como Caritas, vocês acolheram o convite para lançar uma iniciativa de conscientização em escala mundial em apoio aos migrantes e refugiados: é a campanha "Compartilhar o caminho", que inauguramos juntos no dia 27 de setembro passado. Hoje, gostaria de convidar todos - migrantes, refugiados, agentes Caritas e instituições - a compreender as características deste percurso que mais marcaram vocês: qual esperança anima o seu caminho? Procurem compartilhar esse pensamento e festejar o que temos em comum".

 

Fonte: Vatican News

  Notícias 
© 2016 - Direitos reservados