Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
 Notícias 
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
#Congregação  Por: Assessoria de Comunicação,     03/01/2019 |  16:43:13 - Atualizada em:     03/01/2019 |  16:43:13
Seminaristas contam suas experiências pessoais no Jesus, Maria e José no Litoral

Aconteceu de 07 a 13 de dezembro em Barra Velha/SC o primeiro Jesus, Maria e José no Litoral – JMJ, contando com a participação e apoio da paróquia local.

Padre Lucimar, reitor do Seminário Padre Manyanet, resume o JMJ em uma palavra: gratidão. “Gostaria de centrar o meu pensamento em uma palavra, gratidão, isso mesmo, gostaria em nome da nossa Congregação de Filhos da Sagrada Família Jesus, Maria e José, agradecer a todos os barravelhenses pela acolhida e disposição em nos ajudar neste Missão JMJ no litoral (Missão Jesus, Maria e José no litoral). Com certeza ficará na mente de muitos estes sete dias de missão, de entrega e doação por parte de todos, tanto dos missionários, quanto pela colaboração do Pe. Fred e das capelas.”

 

Padre Lucimar ainda frisou que esta missão foi a irradiação de um amor nazareno-familiar que nos une com a família de Jesus. Este amor, revelado no seio de uma família é a força que poderá construir uma sociedade em valores.

Para o aspirante Mattheus Ribeiro, natural de Taguaí/SP, o JMJ foi uma semana onde se pode evangelizar famílias, jovens e crianças, não somente católicos, mas de diferentes credos. Mattheus afirmou que não é fácil ser missionário em um local desconhecido mas que encontrou na oração forças para continuar. “Com muita oração pedia intimamente a Deus, que preparasse meu coração e o coração do povo para a palavra e para Sua ação. Muitas vezes chegava o cansaço, mas não desisti, percebi que essa missão é de Deus e estava em seus planos, e me deixei ser conduzido por Ele e por seu Espírito”. Finalizando, disse que agradece a Deus todos os dias pela oportunidade de participar da missão e levar Jesus, Maria e José para os lugares desconhecidos.

Já para Bruno Santos, também aspirante e natural de Barra Velha/SC, cidade que acolheu o primeiro JMJ no Litoral, foi gratificante poder participar desta missão, principalmente por ser em sua cidade natal. Bruno disse que vários foram os desafios, mas, também aconteceram momentos marcantes. “O momento mais marcante para mim na missão foi logo no primeiro dia de panfletagem na praia, no momento da oração, onde de mãos dadas, de um lado estava meu formador e do outro meu pároco, neste momento não sei nem resumir em palavras o que senti, foi muito marcante e assim novamente eu vi o quanto o Senhor nos reservas os melhores presentes e o Seu amor para comigo.”

Também participou da missão o vocacionado Lucas Bezerra. Lucas contou que as atividades e tarefas foram divididas entre a comunidade, ficando ele responsável pela música. “Os primeiros dias não foram tão fáceis, mas não demorou muito para que todos conseguissem entrar no ritmo”. Para ele, foi uma experiência única e surpreendente poder levar e apresentar um modelo de família a ser seguido: “Não tenho dúvidas em dizer que Deus tocou, e mudou o coração de muitas pessoas e de muitas famílias com as visitas que foram feitas”. Lucas conclui agradecendo a Deus e a congregação pela oportunidade de levar Nazaré as Famílias.

Já para Marcos Aurélio, aspirante, o JMJ os resultados do JMJ no Litoral o deixaram muito feliz. “Além de levarmos o nosso carisma para outras pessoas, nós somos renovados e transformados por inteiro”. Marcos continua dizendo que a missão contribuiu muito para seu crescimento pessoal: “Esse projeto contribuiu muito para o meu crescimento, especialmente para minha caminhada, é um grande instrumento que modifica o meu sentido de servir o Senhor. Procurar ver a cada detalhe, para entender que a missão não é somente dentro do seminário, mas sim nas famílias e educação, porém é preciso entender sua vontade”. Finalizando Marcos disse que todos temos uma missão, a de cumprir os desígnios de Cristo.

Thiago Milchevski, também aspirante, disse que alguns momentos foram marcantes a acolhida pelo pároco, Pe. Fred Jorge, da Paróquia Divino Espírito Santo de Barra Velha; a montagem da tenda na praia e a abordagem das pessoas; as visitas às casas; as visitas às capelas ao longo da semana. Thiago afirmou que a ajuda e a partilha de experiências entre eles ajudaram a superar os desafios e adversidades. Thiago conclui agradecendo: “Só temos a agradecer e desejar a todos que sejam abençoados em suas vidas, que suas famílias possam se configurar cada vez mais ao modelo da Sagrada Familia de Jesus, Maria e José, na simplicidade de coração, no amor e na unidade a Deus e a vós mesmos”.

O aspirante Arielson Milcheski da Cruz contou um pouco sobre sua experiência com a Lectio Divina durante o JMJ no Litoral: “Aparentemente é estranha a analogia da missão com a meditação deste livro da Bíblia.  Entretanto, pude perceber em 1Mc 2 como a coragem e a fidelidade à Deus de Matatias me impulsionava a ser fiel e não temer anunciar o Evangelho de Nazaré. Assim como Judas Macabeu em 1Mc 3, nossa missão enfrentou batalhas diárias: contra nossas limitações internas e externas, o cansaço e as dificuldades concernentes à evangelização.  No entanto, assim como Jonatas em 1Mc 10, assumimos um compromisso com o povo de Deus que estava no litoral: anunciar que as famílias têm em Jesus, Maria e José o exemplo e modelo para seus lares; que cada casa pode ser um Nazaré.  Por fim, no capítulo 14 de 1Mc, Simão anuncia a paz conquistada para toda a Judéia.  Essa paz é aquela que a Congregação dos Filhos da Sagrada Família Jesus, Maria e José quer para todas as famílias.  Uma paz que surge apenas do encontro com Deus”. Concluiu agradecendo aos irmãos de comunidade e também aos padres Lucimar e Fred pela iniciativa.

  Notícias 
© 2016 - Direitos reservados