Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
 Notícias 
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
#Igreja no Mundo  Por: Assessoria de Comunicação,     24/01/2019 |  01:02:46 - Atualizada em:     24/01/2019 |  01:02:46
Panamá é a capital mundial da juventude

No final da tarde de ontem (22), o arcebispo do Panamá, dom Domingos Ulloa, presidiu a Santa Missa de abertura da XXXII Jornada Mundial da Juventude – JMJ, na Cinta Costeira da capital panamenha, local que receberá a maioria dos eventos desta JMJ.

Diante dos arranha-céus característicos da Cidade do Panamá e, as margens do Oceano Pacífico, dom Domingos em sua homilia disse aos jovens que apesar de todas as dificuldades do caminho, vocês quiseram se juntar a esta JMJ. Nossa Mãe hoje nos recebe com o coração e os braços abertos. Obrigado por aceitarem o convite para vir a este pequeno país onde a fé chegou pelas mãos da Virgem e por meio da intercessão de Santa María La Antigua.  Nós somos a primeira diocese em terra firme continental e daqui, em 9 de setembro de 1513, o Evangelho foi levado ao resto do continente, graças a ela”.

No final da celebração eucarística, Dom Ulloa recordou aos peregrinos que no Panamá eles encontrarão "um pedacinho do mundo inteiro".

Papa Francisco a caminho do Panamá
Papa Francisco embarcou na manhã de hoje (23) – exatamente às 09h51 de Roma – no voo AD4000 da companhia italiana Alitália, especialmente destinado para leva-lo ao Panamá, acompanhado de sua comitiva, composta de representantes da Santa Sé, religiosos e religiosas e também uma equipe de repórteres, correspondentes de diversas redes de comunicação ao redor do mundo.


Papa Francisco embarca em uma viagem de 9500 Km e de aproximadamente 13h até o Panamá para a JMJ2019.

Tradicionalmente, durante o voo o Santo Padre saúda os repórteres a bordo e também concede uma entrevista coletiva sobre a viagem que se inicia. Nesta, o tema abordado pelos repórteres foi a crise migratória. Papa Francisco também aproveitou a ocasião para divulgar algumas de suas viagens apostólicas, respondendo a um jornalista japonês sobre a indagação de que o Papa planja uma viagem a seu país. Francisco respondeu: Irei ao Japão em novembro, preparem-se – pelo fato de os correspondentes a bordo o acompanharem na maioria de suas viagens internacionais, cobrindo os fatos e acontecimentos. Francisco também expressou seu desejo de ir também ao Iraque, mas, os bispos locais dizem que no momento não é seguro.

Também durante a colativa, o Papa Francisco quis recordar Alexei Bukalov, correspondente da agência russa TASS, em Roma. Visivelmente emocionado, Francisco disse que Bukalov foi "Um homem de grande humanismo" capaz de fazer uma síntese no estilo de Dostoiévski. Alexei era veterano dos voos papais, seguindo até o fim as viagens do Santo Padre.


Alexei Bukalov falesceu no último dia 28 de dezembro, aos 78 anos.

JMJ nas ondas do rádio
Para facilitar a vida dos jovens que vieram para a JMJ, a Rádio Maria criou um serviço de informações em cinco línguas – Espanhol, português, italiano, francês e inglês - tudo organizado em uma escola próxima à “Cinta Costera”, na capital panamenha, aproveitando o período de férias. Para as transmissões com o Papa, foram montados quatro estúdios que terão tradução simultânea em português, italiano, francês e inglês.

As transmissões são diárias, das 8 às 22 horas, e levam aos jovens diversos tipos de informações, como a programação da JMJ, o uso dos meios de transporte, alimentação, entre outras. Curiosamente, toda esta programação nas diversas línguas é transmitida por 11 rádios comerciais locais, que não cobram pelo serviço.

Acompanhe os atos centrais da JMJ
Quarta-feira, 23 de janeiro
16h30 (Hora Local): Chegada do Santo Padre

Quinta-feira, 24 de janeiro
13h35/14h10: Encontro do Papa com as autoridades, a sociedade civil e o Corpo Diplomático, seguido pelo Encontro com os Bispos da América Central (Palácio Bolivar e Igreja São Francisco de Assis, Cidade do Panamá)

20h25/22h00: Cerimônia de acolhida e abertura da JMJ (Campo Santa Maria La Antigua, Cinta Costeira)

Sexta-feira, 25 de janeiro
13h25/14h45: Liturgia Penitencial (Centro de Detenção de Menores Las Garcas, Pacora)

20h25/22h00: Via Sacra com os Jovens (Campo Santa Maria La Antigua, Cinta Costeira)

Sábado, 26 de janeiro
12h10/14h30: S. Missa com sacerdotes, consagrados e movimentos leigos (Catedral Santa Maria La Antigua, Cidade do Panamá)

21h25/23h00: Vigília com os jovens (Campo São João Paulo II, Metro Park)

Domingo, 27 de janeiro
10h55/13h00: S. Missa da JMJ (Campo São João Paulo II, Metro Park)

13h40/14h45: Visita ao Lar do Bom Samaritano e Angelus (Centro do Bom Samaritano)

19h25/20h30: Encontro com os voluntários da JMJ (Estádio Rommel Fernandez)

  Notícias 
© 2016 - Direitos reservados