Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
 Artigos 
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
Por: A.D.,     20/10/2018 |  23:51:17
Reflexão - XXIX Domingo do Tempo Comum

Marcos nos conta no Evangelho deste domingo, dificuldades com o entendimento, por parte dos discípulos, do que seja poder e liderança. Nenhuma novidade, eis que esta confusão se faz presente em meio à humanidade desde sempre.

Confunde-se seus conceitos achando se tratar, o poder e a liderança, da postura daquele que se coloca no “topo da pirâmide”. Tem-se por aí a percepção “luxurienta” dessas duas palavras como se representassem e, pior ainda, autorizassem o domínio de alguns poucos, vistos como privilegiados, sobre os demais abaixo, em posição subalterna.

É senso comum que ser poderoso, assumindo liderança, resume-se simplesmente à capacidade de ordenar e ser automaticamente obedecido, independente, inclusive, daquilo que haja determinado. Neste sentido a liderança e o poder implicam ter sobre as pessoas a visão manipuladora de “mão de obra” ou “massa de manobra”, prontas a executar, sem reflexão alguma, o que é mandado.

Não é nada disto o Poder e a Liderança (com maiúsculas) devem ser observados desde a planície. São dons de Deus e só encontram sentido, quando utilizados de maneira a auxiliar os outros a subirem, com eles, a montanha. O exercício do Poder e da Liderança nada mais é do que fazer com que as pessoas à volta se tornem mais capazes, corajosas e autônomas.

Por isto precisamos bem mais do que buscar exemplos de poder e liderança dentre gente famosa (política, negócios, artes, educação, religião...), que os procuremos nas vizinhanças. Em primeira instância, líder e poderoso é o pai e a mãe que dão asas para que os filhos voem.

Também líder e poderosa é a professora que acredita nos seus alunos, olha-os respeitosa, sabedora de que são capazes de muito mais do que imaginam e por isto é exigente. Desafia-os a se superarem.

Líder e poderoso é o gerente que faz com que sua equipe se mantenha motivada e comprometida com o cumprimento do bom propósito da sua organização. Líder e poderoso enfim é todo aquele que não deixa que se contente com a mediocridade.
Faz com que se busque, incansavelmente, o mais.

É desta verdade que vem nos falar Jesus. A partir da visão equivocada dos filhos de Zebedeu, nos mostra que poderoso e líder é quem serve. Aqui é preciso atenção, eis que como eles, também nos acostumamos a mirar essas palavras sob o prisma do mando. Aquele que quiser ter poder que sirva. Quem desejar ser verdadeiro líder que se ponha a cuidar dos demais.

Servir e cuidar são dois verbos básicos, para se compreender o exato sentido do Poder e da Liderança. Quem desempenha o Poder exerce a autoridade, e esta nada mais é do que fazer com que o próximo cresça. Trata-se de apoiá-lo para que se torne maior e mais competente do que é hoje.

Quem tem poder jamais poderá guardá-lo para si próprio. Seu sentido se fará real, na medida em que busque “empoderar” os demais. Poder pelo poder é tentação vazia. Nada mais é do que o pecado da luxúria. O uso do outro para a própria satisfação e prazer.

Liderança é serviço. O líder é aquele que se põe a cuidar, atenciosamente, dos próximos. É fazer isto por Amor e não porque espere retribuição daquele que foi servido e cuidado. O líder é o menor e como é difícil assumirmos esta verdade.

Essa inversão dos valores da liderança está já tão arraigado, que é possível não nos darmos conta de que “ministro”, etimologicamente falando, não é o grande, mas o menor, o mínimo, aquele que está em prontidão para o serviço dos irmãos.

A liderança se faz no exercício da influência e esta, para ser positiva, precisa se dar na horizontalidade, de igual para igual. Nunca de cima para baixo. Uma boa metáfora para o líder é observá-lo como se fora escada para que o outro suba e vá se tornando mais humano, mais santo.

  Artigos 
© 2016 - 2024 | Direitos reservados