Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
 Artigos 
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
Por: Bruno Dirceu dos Santos,     06/08/2020 |  11:05:25
“Desafios em formar uma família a exemplo da Sagrada Família no século XXI”

Falar de família nos dias de hoje pode ser muito desafiador. A nossa sociedade, como
durante toda a história, sofre com os problemas familiares. Famílias divididas, desestruturadas, que não preservam mais os valores cristãos, que tanto busca proteger e preservar as famílias. Por isso, recebemos de Deus um exemplo, uma família modelo, para que possamos caminhar seguros ao céu. Este modelo é a Sagrada Família de Nazaré.

O Papa Francisco em sua Exortação Apostólica Amoris Laetitia, diz: “A Bíblia aparece cheia de famílias, gerações, histórias de amor e de crises familiares, desde as primeiras páginas onde entra em cena a família de Adão e Eva, com seu peso de violência, mas também com a força da vida que continua (cf. Gn 4), até as últimas páginas onde aparecem as núpcias da Esposa e do Cordeiro (cf. Ap 21, 2-9)” e continua, “As duas casas de que fala Jesus, construídas ora sobre a rocha e ora sobre a areia (cf. Mt 7, 24-27), representam muitas situações familiares (...)” (AL 8).

Sabemos que muitos problemas atingem as nossas famílias, e a Palavra de Deus nos proporciona olhar diferentes histórias de famílias concretas, com seus problemas, dificuldades e desafios. Assim também aconteceu com a família de Nazaré. Jesus, Maria e José, encontraram problemas. Um exemplo que podemos encontrar está contido na passagem narrada por São Lucas, onde nos apresenta o episódio da perda e o encontro de Jesus aos doze anos no Templo (cf. Lc 2, 41-52). Maria e José ao voltar de Jerusalém depois da festa da Páscoa, não encontram o menino Jesus no grupo, e somente depois de três dias o acharam. Podemos certamente imaginar a angústia de Maria e José, que perderam o seu filho Jesus e não sabiam onde ele estava.

Na Palavra de Deus, encontramos exemplos que nos levam a refletir diretamente a realidade, as dores, os males, as angústias que podem sofrer as famílias. Apesar de encontrarmos um episódio não muito agradável como citamos na narrativa de São Lucas, ao final o evangelista conclui: “E Jesus crescia em estatura, em sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens” (cf. Lc 2, 52). Assim, mesmo diante das diversas situações, mesmo Maria e José não compreendendo o ocorrido e o que Jesus lhes dissera, eles permaneceram confiantes em Deus e continuaram sua missão, pois sabiam também da missão de Jesus.

Diante de tudo isto, devemos sempre buscar olhar as situações do nosso cotidiano
familiar com os olhos da fé, que nos dão esperança e confiança, mesmo em meio as desavenças, para seguirmos firmes no caminho e na vocação que Deus nos confiou. Jesus, Maria e José, são a família modelo, sendo o seu mais belo exemplo, a fidelidade aos planos de Deus. Desafios sempre teremos, mas com qual olhar estamos lidando com eles? Com os olhos da fé, ou seja, de Deus como a Sagrada Família ou com olhos humanos, que nos tiram a esperança e não nos levam a Deus?

Louvada seja a Sagrada Família, Jesus, Maria e José!

  Artigos 
© 2016 - 2024 | Direitos reservados