Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
 Artigos 
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
Por: Por José Ricardo Guimarães Dantas,     20/08/2020 |  11:24:02
O carisma dos Filhos da Sagrada Família, Jesus, Maria e José

No âmbito religioso, entende-se como Carisma (gr. chárisma) os dons e talentos de cada cristão, para o desempenho de sua missão dentro da Igreja, através do Espírito Santo. Na Parábola dos talentos (cf. Mt. 25,14-30) Jesus conta a história do homem que antes de viajar confiou a seus servos alguns bens (talentos), entregando quantidades diferentes a cada um deles. Assim também, Deus, ao chamar São José Manyanet y Vives para sua missão, confiou a ele alguns talentos e destes talentos que podemos denominar carismas, há dois que se destacam, sendo eles a família e a educação. Em nossa vida religiosa somos chamados a colocar estes carismas herdados do nosso pai fundador em ação.

A Congregação dos Filhos da Sagrada Família, Jesus, Maria e José é chamada a ser “uma família para as famílias”, tendo como missão imitar, honrar e propagar o culto à família de Nazaré, concretizando assim, a inspiração do padre Manyanet de realizar “um Nazaré em cada lar”, tendo como modelo a Sagrada Família, buscando a formação cristã das famílias, especialmente por meio da educação e instrução católica de crianças e jovens. São João Paulo II durante a celebração de canonização deste santo homem, acontecida na Basílica de São Pedro no ano de 2004, o proclamou “Profeta da família”. Podemos dizer que assim como São João Batista profetizou e apontou o povo para Cristo, assim fez São José Manyanet com a Sagrada Família, forjando sua identidade de filho, testemunha e apóstolo.

Nosso primeiro centro educacional foi fundado no dia 19 de março de 1864, em Lerida, na Espanha, dia de São José, que em sua honra é chamado de Colégio São José.  Todos os colégios são instituições educacionais da Igreja, promovidos por nossa Congregação. Ensinamos a doutrina e a moral Católica promovendo a formação de estudantes responsáveis e conscientes, respeitando a liberdade dos alunos, professores e familiares, que por sua vez devem respeitar o caráter próprio do instituto. Para Padre Manyanet a escola torna-se extensão da casa de cada estudante. Vê-se aí a necessidade de aproximação entre escola e família, pois, os temas educativos implicam a ambas, observa-se isto para um melhor desenvolvimento no aprendizado. Infelizmente ainda não temos colégios no Brasil mas, temos a graça de estarmos presentes em três países da América do Sul - Colômbia com quatro colégios, Argentina e Venezuela com um cada e na Europa com oito instituições todas na Espanha.

Contudo, podemos afirmar o quão necessário tem sido em nossa sociedade colocar estes ensinamentos da vida do padre Manyanet em prática. Como disse o Papa João Paulo II em sua homilia de beatificação no ano de 1984: “Quanto, os bem-aventurados podem ensinar a nossa sociedade atual!”.

Nosso carisma foi é e sempre será atual. São José Manyanet sendo fiel aos talentos que lhe foi confiado, no dia de sua morte, pode ouvir do Senhor, nosso Deus, como nos diz a parábola citada anteriormente: “Servo bom e fiel! Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei. Vem alegrar-te com o teu Senhor!” (cf. Mt, 25-21). Essa alegria é a do banquete celestial, a coroa da glória.

Louvada seja a Sagrada Família, Jesus, Maria e José!


INFORMAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
ROCA, Josep. José Manyanet, una pedagogía de inspiración familiar. Barcelona: Editorial Claret, 1995.
Hijos de la Sagrada Familia, consultado em: 20/07/2020. Disponível em: https://manyanet.org/
Vatican News (Canonização 2004) Consultado em: 20/07/2020. Disponível em:   http://www.vatican.va/news_services/liturgy/saints/ns_lit_doc_20040516_vives_po.html
AURÉLIO. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira S.A., 1986.
  Artigos 
© 2016 - 2024 | Direitos reservados