Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
 Notícias 
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
#Igreja no Mundo  Por: Assessoria de Comunicação,     27/06/2019 |  18:50:30 - Atualizada em:     27/06/2019 |  18:50:30
Símbolos da JMJ deixam o Panamá

Cerca de seis meses após o maior evento da juventude católica do mundo, a cruz e o ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude – JMJ, deixaram o Panamá, país centro-americano que sediou de 22 a 27 de janeiro deste ano a 32ª edição do evento.

A próxima edição mundial da JMJ acontecerá no ano de 2022 e será sediada em Portugal, no Patriarcado de Lisboa. A delegação portuguesa receberá os ícones no dia 05 de abril de 2020, Domingo de Ramos, no Vaticano.

Jornada
A JMJ foi instituída por João Paulo II, no ano de 1985. Desde então, acontece todos os anos em âmbito diocesano – geralmente no Domingo de Ramos – e de dois em dois ou de três em três anos em âmbito mundial, em alguma diocese escolhida com antecedência para sediar o evento.

Símbolos
A cruz, símbolo primeiro da JMJ foi dada a juventude por João Paulo II com as seguintes palavras: “Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção”.

Posteriormente, dentro das celebrações do Jubileu do Ano Santo de 2000, a JMJ voltou a Roma e ganhou mais um símbolo, uma réplica do ícone da Salus Populi Romani, “Saúde do povo romano”, ícone de Nossa Senhora que está abrigado na basílica de Santa Maria Maior, em Roma. “Hoje eu confio a vocês o Ícone de Maria. De agora em diante ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a Cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o Apóstolo João, a acolhê-la em suas vidas” disse o papa ao presentear a juventude com o ícone de Nossa Senhora.

Tema das próximas Jornadas
Durante uma audiência com os jovens participantes do 11º Fórum internacional da Juventude no último sábado (22), papa Francisco divulgou os temas que regerão as reflexões das próximas Jornadas, manifestando a intenção de que os temas promovam uma “harmonia” entre o itinerário para a JMJ 2022 e o caminho da Igreja após o Sínodo da Juventude realizado em outubro de 2018.

Os temas escolhidos foram:
05 de abril de 2020 – Edição local: “Jovem eu te digo, levanta-te!” (Lc 7,14)

28 de março de 2021 – Edição local: “Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!” (At 26,16)

2022 (Ainda sem data específica) – Lisboa/PT: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1,39)

  Notícias 
© 2016 - 2024 | Direitos reservados