Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
 Notícias 
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
#Igreja no Brasil  Por: Assessoria de Comunicação,     09/04/2020 |  07:55:17 - Atualizada em:     09/04/2020 |  07:55:17
Como os fiéis devem se comportar ao acompanhar as missas de casa?

Um dos grandes desafios da comunidade católica neste período, sobretudo nesta Semana Santa, é conseguir criar momentos importantes de oração em família. Padre Arnaldo Rodrigues, colaborador do Vatican News deu algumas orientações a cerca da preparação que deve acontecer antes e durante as celebrações transmitidas através dos meios de comunicação, sejam eles convencionais, como a TV e o rádio, ou mesmo pelas redes sociais.

Como deve ser o nosso comportamento? O Pe. Arnaldo nos dá algumas orientações:

“É uma realidade nova em que o fiel está liberado do preceito de participar presencialmente das celebrações nas paróquias, justamente pela preservação e o combate ao coronavírus. Porém, para participar da Eucaristia por meio desses meios de comunicação ou adorações ou outros momentos de oração, é importante também ter atenção no modo de como participar. Não é porque eu estou acompanhando de casa que eu devo, simplesmente, estar de qualquer forma, mas tenho que ter uma preparação física e espiritual pra isso. Ou seja: se você vai participar às 9 da manhã de uma celebração, às 8h você já tem que começar a fazer o seu jejum, como se nós fôssemos para paróquia. Evitar também de permanecer com o telefone ou o celular próximo; evitar que outros aplicativos distraiam a sua atenção. As pessoas com quem você vive na sua casa: se nem todas forem participar, deixá-las informadas que, naquele momento, você estará concentrado. Se você está acompanhando um canal de TV, por exemplo, na hora da missa você não deve simplesmente mudar o canal.

Não participar deitado na cama ou de qualquer jeito sentado. Até porque, na paróquia, nós não fazemos isso. Lembrar que o padre, quando ele celebra a Eucaristia, as orações chegam a todos, mesmo nós não estando presencialmente na paróquia. Por isso, a importância de recordar que, naquele momento, eu também devo estar preparado fisicamente para participar daquela Eucaristia e daquele momento de oração, seja pensando na roupa que eu vou usar: não participar de pijama da celebração da missa, mas ao menos trocar de roupa para que mentalmente você perceba que naquele momento você está fazendo uma outra atividade de maior concentração. Então, estar atento para participar com mais atenção e mais dignidade. Nós podemos fazer tudo isso dentro também da nossa casa.” 

 

 

Fonte: Vatican News | Foto: ANSA

  Notícias 
© 2016 - 2024 | Direitos reservados