Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
 Notícias 
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
#Igreja no Brasil  Por: Assessoria de Comunicação,     15/04/2021 |  19:15:32 - Atualizada em:     15/04/2021 |  19:15:32
58ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil acontece de forma virtual

Pela primeira vez na história a Assembleia Geral dos Bispos do Brasil acontece de forma virtual, devido a pandemia do novo coronavírus. Dom Walmor Oliveira, arcebispo de Belo Horizonte/MG e presidente da CNBB abriu a Assembleia na última segunda-feira (12/04), às 08h no horário de Brasília, que este ano tem como tema “Casas da Palavra – Animação bíblica da vida e da pastoral nas comunidades eclesiais missionárias”. Confira alguns destaques.

Ano Vocacional
Por unanimidade os bispos aprovaram durante a manhã do segundo dia de assembleia (13/04 – terça-feira), a realização do terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil em 2023. Na ocasião serão comemorados os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país. A proposta foi apresentada pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.

Campanha da Fraternidade 2022
Foi apresentado aos bispos a proposta da CF-2022 que terá como tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor (cf. Pr 31,26)”.

De acordo com o secretário executivo de Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista, o caminho de construção da CF 2022 tem como uma das motivações a celebração dos 40 anos da Pastoral da Educação no Brasil, e o texto-base – documento que norteia as ações da Campanha da Fraternidade – e que segue em elaboração. “Quando nós falamos da realidade educativa, tal realidade não se restringe ao ensino científico e técnico, mas o desejo é lançar o olhar sobre a educação de forma integral”, afirmou.

A proposta fez parte dos trabalhos da tarde da última terça-feira (13/04).

Aprovada a criação de mais um regional da CNBB
Ontem (quarta-feira, dia 14) o episcopado ratificou a criação do regional Leste 3, composto pelas Igrejas Particulares do estado do Espírito Santo: Arquidiocese de Vitória e as dioceses de Cachoeiro do Itapemirim, Colatina e São Mateus.

A proposta para criação do regional Leste 3 teve início em 2019 e foi pauta da reunião do Conselho Pastoral do regional Leste 2 e submetida e aprovada pelo Conselho Permanente da CNBB em 2020. Entre os objetivos que justificam a criação do regional estão a colegialidade da ação comum, estudo e aplicação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e o favorecimento para construção de uma pastoral orgânica.

Bispos enviam carta ao Papa
Na terça-feira (13/04) os bispos aprovaram a mensagem a ser enviada ao Papa Francisco. Na mensagem os bispos informam, de modo geral, o Santo Padre sobre as pautas em discussão na 58ª AG CNBB e sobre os assuntos importantes para o clero e o povo de Deus na Igreja no Brasil, além de expressar sua comunhão com a Igreja do mundo todo.

Em resposta, o santo padre enviou uma videomensagem ao povo brasileiro, endereçada aos membros da CNBB em assembleia. Confira abaixo a mensagem:

 

 

Fonte: CNBB e Vatican News

  Notícias 
© 2016 - 2024 | Direitos reservados