Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
 Artigos 
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
Por: Irmão Mattheus Augusto Rosa Ribeiro, SF.,     09/03/2022 |  19:00:47
Minha experiência no noviciado

Quando nos preparamos para a vinda ao Noviciado temos vários sentimentos de alegria, nostalgia e uma certa insegurança para o que será experimentado na casa noviciado. O noviço é um ano que podemos dizer que é um "RETIRO" porque é um momento que o irmão noviço busca amadurecer sua resposta e crescer no carisma congregacional. Essa entrega traz maior conhecimento pessoal em maturidade e liberdade, descoberta madura e experiência pessoal de Jesus Cristo.

 

Com os irmãos noviços e o mestre de noviços formamos uma comunidade e compartilhamos o carisma recebido de Deus através do nosso fundador, São José Manyanet, que é formar uma família para as famílias. No Noviciado, aprendemos a compartilhar como uma família os dons recebidos de Deus para a maior glória de Deus e da Sagrada Família.

 

O noviciado é onde podemos ser formados nas Virtudes de Nazaré, porque aprendendo dessa forma a partir do que as Constituições nos pedem, somos convidados a vivê-lo com o fiel cumprimento da leitura e assinatura da fórmula de consagração no numeral 10, seja para fazer os primeiros votos ou os votos perpétuos.

 

As memórias do noviciado estarão sempre presentes na minha memória, o que compartilhei com meus irmãos de comunidade e tudo o que aprendi com os Padres, irmãos ou aspirantes. Finalmente, o noviciado é onde fortalecemos os laços familiares com a congregação e ela conosco, é como o Padre Delegado uma vez nos disse que o noviciado é como um noivado, onde a congregação nos conhece e nós conhecemos a congregação e em um momento chegará o momento em que esse namoro se torna como um casamento, uma união íntima entre o candidato e o instituto.

  Artigos 
© 2016 - 2024 | Direitos reservados