Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
 Artigos 
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
Por: Postulante Rodolfo Ferreira dos Santos,     15/09/2022 |  23:31:06
Vocações

Muitas vezes ouvimos o termo vocação, inclusive porque o termo é usado também em um sentido secular. Secularmente falando, ouvimos vocação como uma profissão, um talento ou inclinação profissional, mas no sentido religioso este sentido vai muito além de uma profissão. O termo vocação significa, em seu sentido mais básico, chamado. Para compreendermos o sentido religioso do chamado, entendemos o chamado de Deus para cada um de nós.

 

Sabemos que Deus nos ama e a nossa criação é fruto deste amor. Este amor leva também Deus a querer o nosso bem e em Sua infinita sabedoria, Deus sabe que o nosso bem se encontra no nosso amor para com Deus. Assim, Deus nos criou com uma sede, uma inquietação por buscá-lo. Esta inquietação é o que levou o esforço de tantas pessoas de tantas épocas e lugares diferentes a buscarem a Deus. Porém, nós como seres humanos, somos limitados na nossa capacidade de conhecer a Deus.

 

Este chamado para conhecermos a Deus é mais profundo do que inicialmente parece, e nos encaminha para o nosso destino final, isto é, o céu. Sabendo da nossa dificuldade em chegar a Ele por nossas próprias forças, Deus mesmo nos ajuda. Inicialmente por meio da revelação, quando Jesus se encarnou para nos ensinar com suas próprias palavras. O outro modo como Ele nos ajuda é por meio da vocação individual de cada um, onde Deus chama a todos e cada um com um chamado individual e especial para cada um, para que por meio deste chamado seja realizado o melhor para nós e para os outros, que é o céu. Deus finalmente nos ajuda ainda nos dando as graças necessárias para bem vivermos nossa vocação.

 

Muitas vezes, para facilitar a explicação e compreensão, as vocações são organizadas em quatro grandes grupos, os ministérios ordenados, a vida religiosa consagrada, o matrimônio e as vocações leigas. A primeira coisa que precisamos destacar é que estes 4 pontos não são mutuamente exclusivos, mas é possível que uma pessoa seja chamada a algo que esteja dentro de mais de um desses grupos. Os ministérios ordenados são aqueles que Deus chama para estar a frente de sua Igreja e ministrar os sacramentos, os diáconos, padres e bispos. Os religiosos consagrados são aqueles que se dedicam a viver com mais profundidade os conselhos evangélicos que são recomendados para todo cristão por meio dos votos e segundo um carisma específico. Os chamados ao matrimônio são aqueles que, por meio do sacramento, consagram a vida ao seu cônjuge e filhos. E, finalmente, os leigos são todos aqueles que, mesmo não sendo membros da hierarquia da igreja, dedicam sua vida dos diversos ministérios pelo bem da Igreja e dos irmãos.

 

Por isso, reconhecendo a grandiosidade das vocações e que elas partem de Deus, abra-se para ouvir o chamado que Deus tem para você!

  Artigos 
© 2016 - 2024 | Direitos reservados