O Papa Francisco nomeou Dom Giovanni Angelo Becciu, Substituto para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado, delegado especial para o Capítulo extraordinário da Ordem dos Cavaleiros de Malta.
Na Carta de nomeação, o Papa explica que Dom Becciu “agirá em estreita colaboração” com o Ven. Ludwig Hoffmann von Rumerstein, tenente interino, “pelo maior bem da Ordem e a reconciliação entre todos os membros, religiosos e leigos”.
O delegado auxiliará o tenente na preparação do Capítulo extraordinário: em conjunto, serão decididas “as modalidades de um estudo em vista da oportuna atualização da Carta Constitucional da Ordem e do Estatuto”.
A nomeação do delegado é fruto da crise que a Ordem está vivendo com a renúncia do Grão-Mestre, Matthew Festing, e a reintegração do Grão-Chanceler, Albrecht von Boeselager, que havia sido removido em dezembro passado. Em coletiva de imprensa na última quinta-feira, em Roma, o Grão-Chanceler expressou a gratidão ao Papa por ter apresentado uma rápida solução à crise, afirmando que não se tratou de interferência nem violação da soberania da Ordem. A eleição do novo Grão-Mestre será feita nos próximos três meses, como previsto pela Constituição.
Fonte: Rádio Vaticano