Quarta-feira, dia de audiência geral com o Papa, mais de 20 mil pessoas provenientes de vários países, inclusive delegações brasileiras, se reuniram na Praça de São Pedro para ouvir a catequese do Santo Pontífice que, no dia de hoje abriu um novo ciclo de catequeses sobre os mandamentos.
Hoje a Igreja celebra Santo Antônio, doutor evangélico da Igreja e santo de grande devoção popular. De forma espontânea antes de começar sua catequese, Francisco recordou o dia de Santo Antônio e pediu uma salva de palmas aos presentes chamados Antônio.
Para introduzir o tema, o Papa começou repassando um trecho do Evangelho de Marcos, lembrando o episódio daquele homem que, foi a Jesus e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?”. Ele queria ter vida infinita. Jesus lhe respondeu citando os mandamentos; abriu um processo pedagógico procurando guiá-lo até àquilo que lhe faltava. Mas o homem respondeu: “Mestre, tudo isso eu tenho observado desde a minha juventude”.
Francisco explicou que a passagem da juventude à maturidade se dá quando iniciamos a aceitar nossos limites; quando tomamos consciência daquilo que falta… E nos últimos séculos, a história nos mostra uma verdade que o homem muitas vezes se recusou a enxergar e que causou consequências trágicas: a verdade de seus limites.
Mas para alcançar ‘aquilo que falta’, deve-se partir da realidade. E Jesus, fitando aquele homem com amor, lhe dá a resposta:
“Só te falta uma coisa: vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”, ou seja, para viver de si mesmo, de suas obras e de seus bens, deixar tudo para seguir o Senhor: a perfeição, o pleno cumprimento.
Depois de pronunciar sua catequese, o Papa saudou os grupos presentes na Praça, inclusive os brasileiros e portugueses, e dirigiu uma saudação aos jogadores e organizadores da Copa do Mundo de Futebol, que será inaugurada quinta-feira (14/06) na Rússia.
Definindo o campeonato como ‘um evento social que supera todas as fronteiras’, Francisco disse:
“Que esta importante manifestação esportiva possa ser uma ocasião de encontro, diálogo e fraternidade entre culturas e religiões, favorecendo a solidariedade e a paz entre as nações”.
Ao final da catequese, os presentes cantaram a oração do Pai-nosso e receberam do Santo Padre a bênção apostólica.
Confira a seguir a audiência deste 13 de junho na íntegra:
Fonte: Vatican News