Com a proposta de resgatar a importância do diálogo em meio ao contexto de polarização em nosso país, a Comissão da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021 se reuniu na quarta-feira, 11 de março, em São Paulo/SP para dar continuidade aos encaminhamentos de produção do Texto-Base, escolha do hino e da identidade visual da campanha, que pretende pensar o diálogo a partir da premissa do amor. A campanha ecumênica é realizada a cada cinco anos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB e pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil – Conic.
A primeira Campanha da Fraternidade Ecumênica foi realizada em 2000, com o tema “Dignidade humana e paz” e lema “Novo milênio sem exclusões”. A segunda, em 2005, abordou “Solidariedade e Paz” e “Felizes os que promovem a paz”. A Campanha de 2010 tratou da “Economia e Vida”, a partir do lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.
A última Campanha da Fraternidade Ecumênica realizada pela CNBB e pelo Conic foi em 2016 com tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24), com foco no saneamento básico, desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida aos cidadãos.
Conic
Conic é constituído pelas Igrejas Católica Apostólica Romana (ICAR), Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), Presbiteriana Unida (IPU), Sirian Ortodoxa de Antioquia (ISOA) e a Aliança de Batistas do Brasil. Além da Igreja Betesda, como igreja observadora, e o Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e à Educação Popular (Ceseep), como membro fraterno.
Fonte: CNBB