Depois de 15 meses sem realizar viagens apostólicas devido à pandemia do novo coronavírus, o Papa Francisco retomará suas peregrinações em março de 2021 para visitar o Iraque.
Em comunicado, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, informou sobre a viagem a qual o papa expressou desejo de realizar dede 2019. Acolhendo o pedido do presidente do país e da Igreja Católica local, a visita acontecerá de 05 a 08 de março.
Durante os quatro dias, Francisco visitará Bagdá, a região de Ur, ligada a memória de Abraão, a cidade de Irbil, Mosul e Qaraqosh, na planície de Nínive.
Antes de 2003, quando teve início a guerra que levou à queda de Saddam Hussein, os cristãos no Iraque eram quase 1 milhão e meio. Com a guerra, atualmente não chegam a meio milhão.
Nem mesmo São João Paulo II visitou o país. Ur dos Caldeus deveria ser a primeira etapa da peregrinação jubilar no ano 2000, programada de 1º a 3 de dezembro de 1999. Mas não foi realizada por decisão de Saddam Hussein de adiar a visita.
Fonte Vatican News