No último sábado, dia 27, padre Lucimar presidiu na Matriz Cristo Rei, em Cambé (PR) a Santa Missa em ação de graças pelos seus 17 anos de ordenação sacerdotal.
Em suas memórias padre Lucimar conta que a preparação para o grande dia da ordenação contou com um tríduo, onde recebeu muito carinho dos amigos, que com muito carinho, prepararam cartazes, faixas e um desenho da Sagrada Família em serragem, que ornaram a frente da casa de seus pais durante esses dias.
Inicialmente, a ordenação estava programada para acontecer na Matriz de São Sebastião, em Taiobeiras-MG, sua cidade natal. No entanto, devido à grande quantidade de pessoas, o evento foi transferido para um poliesportivo. “Nas cidades do interior, estes acontecimentos são vividos com muito mais fervor por todos,” destacou.
Anualmente, celebrando e dando graças pelo ministério, padre Lucimar ressalta que a Ordem é ser um tirado do povo para estar a serviço do povo: “Não deixa de ser um mistério ser clamado, convocado, tirado do meio do povo, e depois de um certo tempo ser enviado para o povo” relata.
Celebrar e revisitar as palavras de um amigo
Todos os anos, ao celebrar essa data, padre Lucimar relembra as palavras de um amigo:
“Padre Lucimar, saiba que como sacerdote, entregará aos homens o que ninguém mais poderá oferecer. As tuas mãos consagradas farão realidade cada dia a grande promessa de Jesus, ‘Eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos’ (Mt 28,20). As tuas mãos nos entregarão o ‘Deus conosco’, o ‘Emanuel’ feito carne, feito pão. O Mistério da Eucaristia deve ser em tua vida a realidade mais importante. Não unicamente porque todos os dias celebres com a maior dignidade o Santo Sacrifício da Missa, mas em primeiro lugar porque toda a tua vida seja eucarística, doação, entrega, sacrifício, ação de graças... Este é o único caminho da santidade sacerdotal, este é o único caminho que fará de tua vida uma seta que aponta para o único absoluto, Deus. Ao repetir as palavras e os gestos de Jesus sobre o pão e vinho, que se transformarão no Corpo imolado e no Sangue derramado do Senhor, não te esqueças que tu mesmo deves ser presença sacramental do Senhor na vida das pessoas. Quando olhem para ti não vejam você, mas o próprio Senhor; ao escutar as tuas palavras e verem os teus gestos, não esqueças que você é Alter Christos, outro Cristo.”
Momento de confraternização
Após a Santa Missa, toda a comunidade se reuniu com padre Lucimar para um jantar partilhado, para celebrar e festejar os 17 anos de seu ministério.
📄📷 com informações e imagens: PASCOM – Paróquia Cristo Rei