Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
 Artigos 
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
Por: Pe. Lucimar, SF,     09/09/2024 |  15:28:52
Vinte e quatro forças de caráter

Ao longo dos dias 26 a 30 de agosto de 2024, no Seminário redentorista da floresta de Juiz de Fora-MG foi realizada mais uma Formação Permanente da Delegação dos Filhos da Sagrada Família do Brasil, ao longo destes dias fomos conduzidos pelo Sr. Ramirez (Teólogo e Psicólogo), o tema proposto foi “Da Vulnerabilidade à Transcendência”.

 

A vulnerabilidade neste caso não se deve entender como fragilidade, fraqueza, mas, ao reconhecê-la, superá-la tendo como exemplo os cactos e suculentas que sabem adaptar-se de acordo com a realidade em  que se encontram, para assim crescer de forma tranquila.

 

Hoje vivemos entre o céu e o inferno, tudo se torna volátil, tudo é novidade, o que ontem era válido, correto, suficiente, seguro, hoje se torna obsoleto, ultrapassado, frágil, incapaz, duvidoso.

 

O que está em jogo é nutrir as mentalidades emocionais, tanto pessoais como também das pessoas que estão ao nosso lado, tal como foi apresentada pelo sr. Ramires através das 24 Forças de Caráter. Pelo que se pode perceber, ao catalogá-las como virtudes que poderão colaborar no crescimento e amadurecimento humano, ampliando o horizonte da positividade, sem deixar de aprender com o negativo que surge sem esperar.

 

Provocando assim um bem-estar a ponto de poder gerenciar conflitos e problemas próprios e alheios.

 

A saúde mental é fundamental para um mundo melhor, para o bem-estar e o progresso. Estas Forças de Caráter, quando usadas em sua plenitude, atende as necessidades emocionais particulares  e do outro.

 

A Formação Permanente deste ano foi providente porque veio em um momento que todos necessitávamos para reativar estas principais virtudes dentro de cada um: sabedoria, coragem, justiça, humanidade, moderação e transcendência, que acabam nutrindo as necessidades emocionais de todos. Para isso, elas podem, e devem, ser vivenciadas e praticadas no cotidiano. Nunca deixando para amanhã, porque poderá ser tarde demais, devemos começar já e agora.

 

Com certeza de tudo que foi passado e exemplificado, com toda humildade o que realmente fomos chamados a conhecer estas forças de caráter para assim agir e expressar de acordo com as características especificas de cada uma. Facilitando o encontro de um real bem-estar caracterizado pela felicidade, ou seja, buscaremos através destas forças de caráter uma visão de viver da melhor forma possível o que somos.

 

Quando as principais forças de caráter de um indivíduo são colocadas em prática, há um aumento da disposição, vitalidade, autoestima e autoconfiança. Com isso, fica mais fácil manter relacionamentos interpessoais saudáveis e alcançar objetivos que no passado seriam impossíveis.

 

Foram dias que veio a somar e nos fazer olhar para a nossa história de forma profunda e repaginá-la buscando o sentido que pelos anos acabaram se fechando e atrofiando.

  Artigos 
© 2016 - Direitos reservados