Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
 Etapas de Formação 

O que propomos aos jovens que desejam seguir a Cristo é justamente em viver como ele viveu, porém, em uma família, que neste caso seria a família religiosa. O processo formativo deve acompanhar o candidato ao longo de toda a sua vida irá dando pistas sobre como corresponder de forma coerente e transparente ao que Deus convoca.

A formação no nosso Instituto dos Filhos da Sagrada Família de Jesus, Maria e José é um processo continuo que vão se desenvolvendo nas suas varias etapas, para que o candidato tenha as ferramentas necessárias para um bom discernimento, sem excluir a formação que cuidará para que seja adaptada a idade correspondente, visando às sensibilidades e a história pessoal de cada um:

"Que procurais...? Rabi, onde moras?... Vinde e vede. Então eles foram e viram monde morava, e permaneceram com ele aquele dia"

Jo 1,38

Esta é a etapa inicial caracterizando-se por um conhecimento mutuo entre o candidato e o Instituto; este primeiro contanto é o ponto fundamental para conhecer a vocação, e ao mesmo tempo analisa de forma pessoal a capacidade de se identificar.

"Chamou a si os que ele queria, e eles foram até ele"

Mc 3,13

O discernimento vocacional continua e começa o processo da formação como Filho da Sagrada Família. Favorecendo o crescimento do postulante na sua maturidade humana e na sua vida de fé.

"De Nazaré pode sair algo de bom? Vem e vê"

Jo 1,46

Esta é a etapa que se proporcional ao candidato uma vivência de um verdadeiro encontro pessoal com o Senhor, assim poderá discernir, clarificar e aprofundar o chamado do Senhor para poder tomar uma decisão livre e conscientemente madura em de seguir a Jesus de Nazaré de acordo com o projeto de São José Manyanet.

"Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu quem vos escolhi e vos designei para irdes e produzirdes fruto"

Jo 15,16

O religioso desenvolve diversos aspectos da sua vida e da sua formação e continua este processo de crescimento no seguimento de Cristo segundo esta ordem: a profissão perpetua e a ordenação sacerdotal como Filho da Sagrada Família.

© 2016 - Direitos reservados