Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
 História 
Para tudo há um tempo (Ecl 3,1)

O início dos Filhos da Sagrada Família aqui no Brasil começa em Madri no dia 13 de fevereiro de 1082, quando os Padres JMª Blanquet, Magín Morera e Gabriele Pirazzetti, procedentes de Barcelona com destino á nova fundação na cidade de Curitiba.

Os detalhes desta viagem e dos primeiros momentos na tão sonhada fundação foram descritos numa Carta Circular do dia 25 de fevereiro de 1982 o P Padre Geral do seu momento, Pe. José Maria Blanquet, disse: ?Escrevo do Brasil, chegamos aqui para assumir a nova paróquia e abrir uma nova casa de formação?.

O próprio Padre nesta carta explica o motivo do por que a cidade de Curitiba? Mas que contando ele, a pergunta deveria ser outra: Por que o Brasil? Se forem duas perguntas, com certeza deveria ter duas respostas, pois assim foi: em primeiro lugar, pelo peso do presente e do futuro que o país mostra para o mundo e ao mesmo tempo da Igreja. Conta o Padre Blanquet que em um determinado momento um renomado sacerdote Jesuíta fez uma objeção: ?Depois de cem anos de fundação, já está na hora que a Congregação descubra o Brasil?. Internamente muitos jovens já tinham demostrado interesse pelo instituto através das nossas irmãs.

A partir destas considerações o Conselho Geral resolveu dar este passo desbravador e aventureiro em um novo e grande país e assim estender o conhecimento da Congregação dos Filhos da Sagrada Família e deixando que esforço seja concretizado de cara aos futuros vocacionados que poderão ser formandos em nossas casas de formação.

Os Filhos da Sagrada Família fomos recebidos pela Igreja de Curitiba na pessoa de Dom Pedro Fedalto e do Mons. Osvaldo de braços abertos dando todas as facilidades para a nova fundação.

Na ata de posse da Paróquia de santa Maria Goretti com data 2 de fevereiro de 1982, esta data foi escolhida para fazer memoria a profissão religiosa do Padre Fundador tão significativa para todos do dia 2 de fevereiro de 1870.

Para poder formar comunidade foi necessário ao menos provisoriamente alugar uma casa, assim se instalou propriamente dita da Congregação na Rua Allan Kardec,188 aqui em Curitiba, com data 21 de fevereiro de 1982. Textualmente o decreto da instituição da nova comunidade diz: ?Que a Sagrada Família e o Padre Fundador, cuja comunidade é a ele dedicada, abençoem e que sejam fecundos pelos esforços a serem realizados em favor da comunidade, da pastoral vocacional e da paróquia?.

A presente comunidade estava constituída por:

  • Pe. Magin Morera, Superior e Pároco
  • Pe. Gabriele Pirazzatti, Secretário, Ecônomo e formador; vicário paroquial
  • Ir. Erlei F. Tavares, estudante do segundo de filosofia de Buenos Aires
  • Postulante Sebastião Rodrigues da Silva e João Vicente da Silva, estudantes do ensino médio de Curitiba.
  • Um ano depois de formar propriamente a comunidade, a Congregação adquire a nova casa que seria o atual Seminário Padre Manyanet, da Rua Albano Reis, 1082, para assim pudesse acolher os seminaristas e a comunidade paroquial. Porém, nos arquivos dizem que seria uma casa momentânea.

    © 2016 - Direitos reservados