Acontecerá de 28 a 30 deste mês em Salónica, na Grécia, o tradicional Simpósio Inter cristão dos Teólogos Ortodoxos e Católicos promovido pelo Instituto Franciscano de Espiritualidade da Pontifícia Universidade Antonianium de Roma e pela Faculdade Teológica Ortodoxa da Universidade Aristóteles de Salonica. O escopo é favorecer o diálogo teológico e cultural entre católicos e ortodoxos. O tema deste ano é “A necessidade de uma reevangelização das comunidades cristãs na Europa”.
Na mensagem que dirigiu ao Cardeal Kurt Koch, Presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, o Papa Francisco sublinha que a presença na Europa de tantas pessoas que, embora batizadas, não têm consciência do dom da fé recebida, não sentem a consolação que ela pode trazer e não participam plenamente da vida da comunidade cristã, representa um desafio para todas as Igrejas presentes no continente. Numa Europa onde esmorecem cada vez mais as ligações com as raízes cristãs, adverte-se claramente a necessidade de uma nova obra de evangelização – escreve o Papa sublinhando que este empenho missionário é sustentado pela profunda convicção de que Cristo sempre pode, com a sua novidade, renovar a nossa vida e a nossa comunidade, e mesmo que atravesse épocas obscuras e fraquezas eclesiais, a proposta cristã não envelhece nunca”.
O Papa exprime o desejo de que o Simpósio possa contribuir para encontrar novos caminhos, métodos criativos e uma linguagem adapta para fazer chegar o anúncio de Cristo em toda a sua beleza ao homem europeu contemporâneo.
Também o Patriarca Ecuménico de Constantinopla, Bartolomeu, dirigiu uma mensagem ao Simpósio em que sublinha que “segundo a sapiência dos Padres, “mesmo que sejam milhões os que escrevem os evangelhos, todos escrevem a mesma coisa, os muitos são um e nenhum membro da multidão dos autores pode prejudicar o um”.
Fonte: Rádio Vaticano