Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
 Notícias 
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
#Congregação  Por: Assessoria de Comunicação,     05/09/2019 |  11:53:25 - Atualizada em:     05/09/2019 |  11:53:25
Padre Cleiton e padre Hernan representam delegação brasileira em formação permanente

De 07 a 20 de julho de 2019 aconteceu em Barcelona, Espanha, o Curso Congregacional de Formação Permanente, promovido pela Congregação dos Filhos da Sagrada Família. Representando a delegação brasileira, padre Cleiton Rodrigo de Melo e Dias e padre Hernan del Carmen Díaz Víveros participaram do curso, que teve por objetivo principal responder aos desafios vividos pela congregação e pelos religiosos.

Padre Cleiton fez um resumo do cenário vivido pelos religiosos, tanto homens quanto mulheres: “Vivemos em uma época de incertezas e inconstâncias, geradas por tantos fatores existentes no mundo contemporâneo. Os religiosos, sendo homens e mulheres que embora não pertencemos ao mundo, vivemos no mesmo, e assim somos influenciados por muitas das ideologias vigentes. Por esta razão é de suma importância manter uma Vida de Oração e constantemente buscarmos aprofundar nosso Ser Cristão, consagrado através de uma formação Permanente.”

Padre Cleiton explicou que as reflexões do último Capítulo Geral da Congregação, realizado de 27 de dezembro de 2016 a 07 de janeiro de 2017 em Medellin – Colômbia, trataram sobre as razões que levam religiosos e sacerdotes jovens e experientes a deixar a Congregação e a Igreja, apontando também uma falta de identidade Nazarena e um baixo sentido de pertença a comunidade, o que provoca um desanimo e saída do instituto diante das primeiras crises e dificuldades enfrentadas no Ministério.

Diante das inquietações refletidas durante o Capítulo, convocou-se então o Curso que tratou de vários temas como: aprofundar o sentido da vida consagrada religiosa, questionando o porquê da consagração; testemunho vocacional do padre fundador dos Filhos da Sagrada Família, São José Manyanet, e as raízes do carisma nazareno-manyanetiano. Para tratar desses temas foram convidadas pessoas com formação em filosofia, teologia e também especialistas nos temas família e Padre Manyanet.

Além dos estudos proporcionados pelo curso, os padres participantes puderam visitar comunidades e confraternizar com os irmãos de congregação que para padre Cleiton é o ponto forte para formar a identidade de Filhos da Sagrada Família.

Finalizando, padre Cleiton fez um resumo da experiência em participar do curso. “O encontro foi bastante edificante para todos nós, o desafio agora é contagiar os demais para que verdadeiramente sejamos ‘uma família para as famílias’ e assim formarmos ‘um Nazaré em cada lar’, com a alegria de ‘filhos, testemunhas e apóstolos’”.

  Notícias 
© 2016 - Direitos reservados