Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
 História 

A história dos Filhos da Sagrada Família no Brasil, começa a ser escrita ainda na Espanha, quando no ano de 1982 os padres José Maria Blanquet, Magín Morera e Gabriele Pirazzetti deixaram a cidade de Barcelona rumo a capital paranaense, Curitiba. Muitos detalhes da viagem e da chegada ao Brasil são sabidos graça a uma carta circular datada de 25 de fevereiro de 1982 escrita por padre José Maria Blanquet, na qual afirma ter chegado a Curitiba para assumir uma nova paróquia e abrir uma casa de formação da congregação.

Por que o Brasil? Pelo peso do presente e do futuro que o país representava para o mundo e o tempo vivido pela Igreja, além do interesse de jovens pelo instituto por meio das Missionárias Filhas da Sagrada Família de Nazaré que também tem por fundador São José Manyanet.

Na Arquidiocese de Curitiba, a congregação foi recebida por dom Pedro Fedalto e pelo monsenhor Osvaldo, dando posse de pároco da paróquia Santa Maria Goretti a pe. Magín Moreira aos 02 de fevereiro de 1982, data escolhida para fazer memória da profissão religiosa de São José Manyanet, Padre Fundador da congregação.

As primeiras instalações da congregação tratava-se de uma casa alugada na Rua Allan Kardec, sendo a comunidade formada por pe. Magin, Moreira (superior); pe. Gabriele Pirazzatti (secretário, ecônomo e formador, além de vigário paroquial); irmão Erlei F. Tavares (estudante do segundo ano de filosofia de Buenos Aires; postulante Sebastião Rodrigues da Silva e João Vicente da Silva, estudantes do ensino médio da cidade de Curitiba.

Um ano após a fundação da comunidade, foram adquiridas as atuais instalações, onde se localiza o Seminário Padre Manyanet, na rua Albano Reis 1082, podendo assim acolher os seminaristas e a comunidade paroquial.

© 2016 - 2024 | Direitos reservados