Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
 Artigos 
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
Por: Rodolfo Ferreira dos Santos,     02/10/2020 |  09:27:54
São José Manyanet, Profeta da Família

São José Manyanet y Vives, fundador da Congregação dos Filhos da Sagrada Família, Jesus, Maria e José e das Missionárias Filhas da Sagrada Família de Nazaré, é, para nós, figura de um pai espiritual, por nos educar e fundar a família da qual hoje nós aderimos, e irmão mais velho, ao ser também ele filho da Sagrada Família, Jesus, Maria e José.

Disso se dá a importância de o bem conhecermos, e a função desse texto que, em verdade, não se propõe a apresentar sua história por completo, mas fazer uma breve menção dos aspectos que podem servir à nós como modelo enquanto anuncia três textos futuros, a serem publicados nos finais de setembro, outubro e novembro, onde será detalhada sua vida.

O primeiro texto tratará da sua vida anterior ao sacerdócio: sua infância, vida civil, estudos e trabalho. O segundo falará da sua vida sacerdotal e o chamado à vida religiosa. Enquanto o terceiro falará do seu legado, seu processo de beatificação e canonização, bem como as obras que continuaram seguindo seus ensinamentos.

Não haveria sentido, porém, em anunciar textos vindouros sem que se despertasse o interesse em conhecê-los, e o que há de mais atrativo nesse tema é a sua própria vida e missão e é por isso que convém agora explicarmos quem foi São José Manyanet.

Nascido em Tremp, na Espanha, no dia 07 de janeiro de 1833, experimentou, já no início de sua vida, as dificuldades que tantas famílias da Espanha experimentariam. Aos 20 meses de idade, seu pai vem a falecer, fazendo assim que sua mãe fosse a responsável pelo cuidado da família. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas, sua mãe não tardou em ensiná-lo nas virtudes e na fé e, com o auxílio do padre Valentin Lledós, sua vocação começa a nascer.

Sendo uma pessoa muito dedicada, trabalhadora e estudiosa, São José Manyanet é um exemplo de estudante no seu tempo de formação. Não só se dedicava aos estudos, como lhe foi necessário trabalhar para que estes fossem pagos, sem, porém, descuidar de sua vida espiritual.

Coroando sua grande dedicação, no dia 09 de abril de 1859 foi ordenado à serviço da Diocese de Urgell. Embora o Padre Manyanet tivesse desejos mais humildes, o bispo o chamou a trabalhar na cúria e, posteriormente tornou-se secretário do Bispo José Caixal, oportunidade que permitiu ao Padre Manyanet conhecer as dificuldades enfrentadas pelas famílias de sua época na Espanha.

Com o apoio do Bispo Caixal, foi possível assim a São José Manyanet realizar o desejo da sua alma, de consagrar sua vida mais perfeitamente à Deus e trabalhar pela restauração da família pela educação da juventude e, portanto, em 1864 é fundada a Congregação dos Filhos da Sagrada Família, Jesus, Maria e José e, 10 anos depois, a Congregação das Filhas da Sagrada Família, Jesus, Maria e José.

Diante das dificuldades que foram apresentadas durante sua vida, sejam elas de pessoas que o opunham ou das enfermidades que ele desenvolveu mais tarde em sua vida, o padre Manyanet demonstrou grande fortaleza, seguindo firme na missão que Deus lhe apontou e, diante das enfermidades, não só as suportando mas vendo-as como providência divina, e chamando-as das misericórdias de Deus para com ele.

Durante a sua vida, o Padre Manyanet padeceu de diversas enfermidades e estas, somadas à velhice prematura e todos os procedimentos cirúrgicos que precisou enfrentar, o levaram a falecer em 17 de dezembro de 1901. Foi beatificado em 25 de novembro de 1984 e canonizado em 16 de maio de 2004.

Espero que por meio deste, alguns aspectos da vida desse santo que, para nós é tão importante, possam ser conhecidos e que tenha sido despertado o desejo de conhecer mais da vida tão rica desse homem.

  Artigos 
© 2016 - 2024 | Direitos reservados