Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
 Artigos 
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
Por: Yágor Barbosa Costa,     22/10/2020 |  23:23:39
O servo de Deus Magín Morera

O servo de Deus Magín Morera y Feixas, nasceu em 16 de novembro de 1908 em Castelltallat (Barcelona, Espanha). Ficou órfão de pai aos dezessete meses de idade, porém a perda não foi pretexto para desvirtuar a sua família, assim cresceu em um lar cristão católico onde iam a santa missa frequentemente e rezavam o terço juntos todos os dias. Um detalhe sobre a infância do padre Magín, é que, o seu maior entretenimento era brincar de falar a missa e fazer altares.

Assim crescendo em saúde e graça, juntamente com o seu irmão domingo entra no seminário da congregação dos filhos da sagrada família aos 14 anos, (esta foi um dia tão marcante em sua vida que no dia em que comemorou 41 anos de vida religiosa, afirmo ser esta data o dia mais lindo e querido de todo o ano). Continuamente professou os votos temporais aos 17 anos, os votos perpétuos aos 27 e se ordenou sacerdote a alguns meses após a profissão dos votos perpétuos. Aos 49 anos de idade foi escolhido como superior geral da Congregação dos Filhos da Sagrada Família. Assim foi eleito por três sexênios de 1958 a 1969 e de 1975 a 1981. Quanto foi escolhido pela terceira vez, estava gravemente enfermo por conta de um acidente de trânsito, que sofrera a pouco tempo, porém mesmo enfermo, cheio de amor e zelo por Deus e a congregação, se entregou a vontade divina e aceitou o cargo sem medo e reservas.  Em 1982 foi convocado a ir ao Brasil, como um bom filho da sagrada família aceitou o chamado do senhor mais uma vez, foi até o Brasil para ser o primeiro pároco da Paroquia Santa Maria Goretti Curitiba-PR (Sendo o primeiro pároco de Curitiba a entrar em processo de beatificação). No ano de 1984 o padre Magín fica em um estado de saúde mais debilitado por conta de um câncer intestinal, porém como um homem que busca a santidade não se aterroriza diante da situação, onde até mesmo chamava a morte de irmã. Tem sua passagem para a vida eterna no dia 28/06/1984 tendo 75 anos de idade, 58 de vida religiosa e 51 de sacerdócio. Deixando seu legado como um homem que gastou todos os seus dias para maior glória de Deus, honra da sagrada família e bem das almas.

No decorrer dos anos a igreja vem fazendo memória as pessoas que viveram uma vida de verdadeira santidade, assim propõe aos fiéis exemplos de santidade no seguimento de Cristo. O processo para se declarar alguém santo, pode ser dividido em três etapas. Sendo a primeira uma fase de estudo sobre a pessoa. Onde se fará uma grande investigação sobre a vida e os escritos do indivíduo, procurando detectar as virtudes que viveu em sua vida, ou também, investigando se está pessoa foi mártir, sendo no martírio uma investigação sobre as circunstancias do seu martírio. A segunda fase é a de beatificação, que se inicia após a pessoa ser declarada servo de Deus e venerável, assim se aguarda um grande milagre pela sua intercessão, do qual será avaliado pela igreja. se comprovado que foi realmente um milagre, a igreja declara a pessoa um beato, lembremos que aqueles que são declarados mártir não necessita de um milagre por sua intercessão para serem declarados beatos, já avançando para a terceira etapa. Na terceira etapa (a de canonização) precisa de um outro grande milagre para a canonização, que quando e estudado e comprovado a pessoa é declarada santa.

O padre Magín já passou pela primeira fase, sendo declarado servo de Deus em 2013 e venerável em 2017 pelo Papa Francisco, A igreja o declarou servo de Deus reconhecendo suas virtudes heroicas. O servo de Deus Magín era composto de diversas virtudes, mas as que mais se destacavam nele era: as virtudes teologais da fé, esperança, caridade, as cardinais da prudência, justiça, fortaleça, temperança, os votos religiosos e as virtudes religiosas e sacerdotais próprias de seu estado, como a castidade, pobreza, obediência, mortificação, o desprendimento, humildade, fidelidade, generosidade e diversas outras, que sempre procurava ensinar aos demais. Sobre a caridade ele dizia o seguinte “Ser amado e não amar é egoísmo, ser amado e amar é amizade, amar sem ser amado é caridade”. O servo de Deus Magín Morera foi um verdadeiro filho da Sagrada Família, um reflexo fiel de seu fundador são José Manyanet, uma encarnação da personagem “Desidéria”[1], a alma que vive enamorada em Nazaré e de Nazaré. Foi por isso um verdadeiro testemunho da vida de Nazaré e um ardente apostolo de suas virtudes e exemplos na sociedade e na igreja.

 

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

 

BLANQUET, J.M. Magín Morera, s.f. (1908-1904). Barcelona: Claret, 2003.

LEANDRO, M.F. Como acontece a canonização de um santo?. Disponível em: <https://formacao.cancaonova.com/igreja/catequese/como-acontece-canonizacao-de-um-santo/>. Acesso em: 24/07/2020.

PADRES GENERALES, LOS SUCESORES DEL PADRE MANYANET, PADRE MAGIN MORERA. Youtube. 29 jun 2020. 3min52s. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=5gji6zQ8ljA&feature=youtu.be>. Acesso em 25/07/2020.

 

[1] O nome Desidéria significa desejo, São José Manyanet usou esse nome como um personagem que era ele mesmo, no livro “Escola de Nazaré e casa da sagrada família”. Onde mostra as 43 visitas espirituais que São José Manyanet fez a sagrada família. Ou seja, Desidéria é o desejo que são José Manyanet tinha de santidade.

  Artigos 
© 2016 - 2024 | Direitos reservados