Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
 Notícias 
Filhos da Sagrada Família - Vocações Manyanet
#Igreja no Mundo  Por: Assessoria de Comunicação,     02/09/2021 |  08:48:02 - Atualizada em:     02/09/2021 |  08:48:02
A liturgia em risco de ser marginalizada, retorno ao centro da fé

O papa Francisco enviou uma mensagem ao presidente do Centro de Ação Litúrgica, dom Claudio Maniago, por ocasião da 71ª Semana Litúrgica Nacional que aconteceu de 23 a 26 de agosto em Cremona, na Itália.

O pontífice recorda no texto a "triste experiência do 'jejum' litúrgico" durante o período de confinamento do ano passado por causa da pandemia da Covid-19 e os vários problemas que emergiram, e deseja novas "linhas de pastoral litúrgica" para as paróquias, a fim de enfrentar a "marginalidade" na qual parecem "cair inexoravelmente" o domingo, a assembleia eucarística, os ministérios e o rito. A esperança é de que recuperem "a centralidade na fé e na espiritualidade dos fiéis", escreve o pontífice na mensagem a dom Maniago, assinada pelo secretário de estado, cardeal Pietro Parolin.

Na carta, o papa afirma que a suspensão dos serviços religiosos no ano passado, embora tenha sido uma "triste experiência", "evidenciou a bondade do caminho percorrido desde o Concílio Vaticano II", na estrada traçada pela Sacrosanctum Concilium. De fato, o tempo de privação "mostrou a importância da liturgia divina para a vida dos cristãos".

Francisco fala da impossibilidade dos encontros semanais em comunidade, vividos desde as origens da Igreja acontecerem, no entanto, destaca que o amor ao Senhor e a criatividade permitiram pastores e fiéis leigos explorarem outras formas de nutrir a comunhão de fé e amor com o Senhor e com irmãos.

O papa afirma também que a “suspensão” ocorrida confirmou a realidade que já se via nas assembleias dominicais na Itália: "A assembleia dominical", observa o Papa, "encontra-se assim desequilibrada em termos de presença geracional, falta de homogeneidade cultural, como também pela dificuldade de encontrar uma integração harmoniosa na vida paroquial, para ser o verdadeiro cume de todas as suas atividades e a fonte de dinamismo missionário para levar o Evangelho da misericórdia às periferias geográficas e existenciais".

Finalizando, o papa espera que a Semana Litúrgica Nacional possa identificar e sugerir algumas linhas de pastoral litúrgica, através de suas propostas de reflexão e momentos de celebração, trazendo luzes a serem propostas às paróquias.

 

Com informações: Vatican News

  Notícias 
© 2016 - 2024 | Direitos reservados