De 26 a 30 de agosto, os sacerdotes da Delegação Brasileira da Congregação dos Filhos da Sagrada Família, participaram da formação permanente para sacerdotes. A semana formativa aconteceu no Seminário Redentorista da Floresta, situado em Juiz de Fora (MG), contando com a assessoria do teólogo e psicólogo Sr. Ramirez para trabalhar o tema “da vulnerabilidade à transcendência”.
Formação e atualização dos sacerdotes
A formação é uma das dimensões fundamentais na ação pastoral, seja para leigos ou sacerdotes. De acordo com padre Lucimar, SF a congregação estabelece que os sacerdotes passem por uma formação/atualização contínua. “A congregação estabelece para todas as delegações, que elas tenham mensalmente uma formação permanente de atualização, seja ela no campo da teologia, humana, espiritualidade ou referente ao carisma da congregação”.
Devido a vastidão geográfica de nosso país e a distância entre as paróquias onde a congregação se faz presente, a delegação optou por fazer adaptações na formação permanente, de encontros mensais para um encontro anual mais longo. São duas oportunidades de encontro entre os padres da congregação, além do encontro de formação, que acontece durante o mês de agosto, acontece também, durante a Quaresma os exercícios espirituais.
Para um relato mais detalhado da semana de formação, padre Lucimar,SF escreveu um artigo, relatando a experiência do encontro, que pode ser lido na sessão artigos do nosso site ou clicando aqui.